Hoje, para o mês de outubro, vamos apresentar-vos Bertrand RAMEAU, um dos valiosos membros da nossa equipa de TI 💻
Em destaque 😎
Bertrand, o que é que fazes na Minalea?
Resposta curta: Um pouco disto e um pouco daquilo! Resposta longa: sou um programador de software, arquiteto de software e engenheiro DevOps, tudo num só. Gosto de me concentrar em melhorar o código e a infraestrutura existentes.
Desde quando?
Sempre estive ligado à Minalea porque conheço Guy Leroy, Stéphane FAVARETTO, Sebastien S. e Peter de Brito Gossmann há mais de duas décadas! Sempre que os visitava em Annecy, eles tentavam convencer-me a juntar-me à Minalea... Eles finalmente conseguiram no final de 2020!
E de onde é que vens? Qual é a tua formação?
Depois de me ter licenciado em engenharia eletrotécnica e informática, entrei para uma escola de engenharia em Annecy (com o Sébastien). Deixei a escola ao fim de 2 anos para me juntar à primeira empresa de #seguros online pan-europeia, a INEAS, em 1999. Uma década depois, entrei para o grupo Axa em 2010, onde fui sucessivamente #programador de software, chefe de equipa, gestor de programação e arquiteto de software. Durante estes anos na Axa, vivi na Polónia, onde geri a equipa polaca durante 6 anos.
E por outro lado, uma paixão?
Não é fácil escolher uma só! A mais importante é, sem dúvida, a minha paixão pela banda desenhada. É um vírus que herdei do meu pai e hoje a minha coleção de banda desenhada conta com mais de 2500 livros! Depois há a fotografia, mas não lhe tenho dedicado muito tempo ultimamente. E, finalmente, a cozinha. Mais concretamente, pastelaria. A pastelaria é como a química: tem de se seguir a receita e não há muito espaço para improvisar (por isso é mais difícil). Como sou diabético, tento encontrar receitas que possa adaptar para as tornar 'sem açúcar', mantendo o bom sabor. 📚📸 🍰